Aiuruoca MG – Blog

aiuruoca

Aiuruoca é um pequeno município do sul de Minas Gerais, que abriga cerca de 6.000 habitantes. Faz parte da famosa Serra da Mantiqueira, além de ter sido o berço da atriz global Isis Valverde. O nome Aiuruoca vem do Tupi e significa “Casa de Papagaio”, onde Aîuru significa “Papagaio” e Oka significa “Casa”.

História de Aiuruoca

Este pequeno, pacato e aconchegante município foi desbravado pelo Padre João de Faria Fialho, no ano de 1692.

Mas a cidade só foi fundada no ano de 1706 pelo Sr. João Siqueira Afonso, nascido em Taubaté, famoso por ter descoberto as lavras de ouro em São José Del Rei, futura cidade de Tiradentes.

Pontos Turísticos

Aiuruoca é rico em atrativos naturais com diversos pontos que nos deixam boquiabertos, a cidade também é agraciada com infraestrutura básica que atendem e deixam os turistas confortáveis.

Entre os pontos mais procurados pelos turistas estão:

  • Cachoeira da Lage;
  • Cachoeira do Tombo;
  • Pico do Papagaio;
  • Cachoeira Três Marias;
  • Cachoeira das Fadas;
  • Cachoeira dos Garcias;
  • Pré-Carnaval.

 

Cachoeira da Lage

Cachoeira de queda única e com tamanho médio, fica localizada na Fazenda da Lage, está cachoeira é ótima para praticar mergulho e receber duchas refrescantes e deliciosas.

Cachoeira do Tombo

Cachoeira localizada em uma curva do rio Aiuruoca, local agraciado por receber as últimas remanescentes de mata atlântica do referido rio.

Está cachoeira possui uma força muito grande nas suas duchas, além de possuir pedras ao redor.

Isso facilita com que os visitantes recebam alguns “tombos”, daí o nome da cachoeira.

Mas não se preocupe, a cachoeira do Tombo possui uma piscina natural para que os turistas possam se banhar de forma segura e tranquila.


Pico do Papagaio

Nada mais, nada menos, do que o principal atrativo turístico de Aiuruoca, fica localizado no Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Com uma elevação que pode superar 2km de altura, além disso, o Pico do Papagaio proporciona aos turistas, uma vista de 360 graus de toda a paisagem.

Cachoeira Três Marias

Cachoeira simplesmente linda, composta de três quedas d’água que caem de um dos paredões do Pico do Papagaio.

Está cachoeira pode ser vista da estrada e é ótima para fotografias, mas infelizmente, não é possível chegar perto dela, pois não existe trilha de acesso.

Cachoeira das Fadas

Cachoeira de atração ímpar, possui uma queda D’água de pequeno porte, a cachoeira é contemplada pela mata atlântica ao redor.

A cachoeira possui poços fundos, com águas cristalinas.

Os turistas e os moradores da região, que acreditam no misticismo, dizem que é possível cruzar os caminhos com fadas e gnomos da região. Daí a origem do nome da cachoeira.

Cachoeira dos Garcias

A nossa preferida! Está cachoeira fica dentro do Vale dos Garcias, cachoeira linda formada pela junção de dois ribeirões: o retiro dos Pedros e o Alto do Cidinho.

A queda desta cachoeira tem cerca de 30 metros, com água cristalina, além de tudo ela é dona de um perfeito poço para nadar e mergulhar.

Pré-Carnaval

Aiuruoca segue a tradição de realizar o carnaval antecipado, está é uma das principais e mais antigas festas do sul de Minas Gerais.

Por ser uma grande festa, Aiuruoca chega a receber por volta de 20 mil turistas para curtir o pré-carnaval.


Considerações Finais

É um ótimo lugar para relaxar e desconectar, curtir o ecoturismo que é o forte da cidade.

Se você curte o contato com a natureza, Aiuruoca é um local que precisa estar na sua lista de viagens, vale muito a pena conhecer e aproveitar as belezas naturais que a cidade pode te oferecer.

Conheça outros destinos, clique aqui!

 

[foogallery id=”3389″]